miércoles, febrero 04, 2009


Como sabéis por los carteles, salgo hacia Mérida y Lisboa, para la lectura y las dos presentaciones del poemario Efectos secundarios, por lo que estaré ausente durante seis días en el blog y del reconfortante contacto con todos vosotros a trabes del mismo.

Acompaño el programa de la segunda presentación del poemario en Lisboa.



Memória descritiva
Lançamento do livro Efeitos Secundários de
António Martinez i Ferrer

Local: Atrium Saldanha Zona da Restauração
Data: 10.02.2009
Hora: 17H00
Acção: Lançamento do livro Efeitos Secundários
Entidade Promotora: SOS Hepatites

Programa:

17H00: Recepção a convidados
17H30: Apresentação do Livro pela SOS Hepatites e Autor

Logística:

Painel da SOS Hepatites
Mesa para colocação de livros

Presenças:
Médicos
Figuras Públicas que apoiam a SOS Hepatites (A designar)

Sinopse do Livro:

Efeitos Secundários é um livro bilingue (Português e Espanhol) de poemas onde António Martinez i Ferrer reflecte o processo de uma grande doença. O livro articula-se como um diário poético da luta contra a doença. É, portanto, um caso insólito de poesia escrita desde a doença, na doença e não, como é habitual, uma vez que esteja superada, na convalescença ou quando ador é só uma recordação. A palavra situa-se no limite, tenta dizer-se ainda e quando o sofrimento anula ou dificulta ao máximo; é um esforço sustentado para manter a lucidez, reflectir, anotar os cambiantes estados de ânimo; escrever quando apenas se tem forças para suster a pena ou o pensamento, criar beleza desde a consciência aguda da dor. O livro vai-se dividindo em secções, a negrito, que são as semanas do tratamento até chegar ao último apartado: “Décima quarta semana”.


Sobre a SOS Hepatites:

A Associação Grupo de Apoio SOS Hepatites é uma associação composta por pessoas infectadas e afectadas com os vírus das Hepatites. A SOS Hepatites surgiu da necessidade de partilhar experiências, forças e esperança, com o objectivo de criar um espaço onde os doentes com hepatites virais e seus familiares encontrassem um modo de se ajudarem mutuamente, partilhando problemas comuns derivados da doença e de forma a melhorar a sua qualidade de vida. A SOS Hepatites é a única associação activa de apoio aos portadores de Hepatite C em Portugal e um dos nossos principais objectivos prende-se com a divulgação e a consciencialização da população em geral e dos profissionais da área da saúde para o problema das Hepatites Virais, os seus riscos, formas de contágio, tratamento e prevenção. Com sede em Lisboa a SOS Hepatites conta já com quatro delegações: Chaves, Porto, Olhão e Santarém.

3 comentarios:

Ana María Espinosa dijo...

Querido Antonio:
Que te vaya muy bien y pases momentos entrañables entre amigos.
Un fuerte abrazo, y a seguir en la brecha como un meteoro, sin parar.

luisa dijo...

Mucha suerte Antonio,que todo te vaya bonito.

Saludos.

Víktor Gómez Valentinos dijo...

Venga, Antonio, mucho ánimo. Vas a disfrutar y compartir, a ser voz de tantas y tantos, a convivir entre el poema y la vida, ese difícil e irresuelto asunto de la fraternidad.

Y seguro que hay gente que tras la lectura del poemario, entienden mejor estas enfermedades crónicas y carniceras.

Un abrazote

Víktor